Especial: História da Ação Games

Em meados de 1990, as crianças só pensavam em brincar, gastar toda sua enorme quantidade de energia com brinquedos e sua turma. Nesta mesma época muitas destas crianças dividiam o tempo de brincadeiras em grupo com os videogames, mas muitos dos games da época eram extremamente difíceis,por isso era necessário buscar informações para jogar, por isso surgiram algumas revistas para auxiliar o jogador, nas mais diversas tarefas do game. Uma delas foi a Ação Games, uma das revistas mais queridas dos gamers brasileiros.

COMO COMEÇOU?

A revista foi lançada como complemento da Semana Em Ação, uma revista  que abordava temas em geral para o público jovem, então em dezembro de 1990 a editora lançou o complemento A Semana em Ação: Especial Games, o especial abordava o sucesso dos jogos de videogames provocados pelos consoles de terceira e quarta geração. Como a revista foi um sucesso e destacavam-se as palavras Ação e Games na capa, a editora resolveu publicar em 1991 a revista Ação Games, sob o comando da jornalista Regina Gianetti.

Capa da lendária nº 01
Capa da lendária nº 01

A revista tinha um padrão diferente, suas folhas eram maiores e mais coloridas, não era mensal como as outras, mas sim quinzenal, o que lhe oferecia vantagem sobre as outras e abordava temas para todos os públicos. Os “pilotos” de games, também foram usados pelos editores da revista (já que nenhum jornalista da época tinha experiência com games) para jogar enquanto profissionais tiravam fotos das telas. As informaçõs chegavam a revista por meio de publicações internacionais, como EGM e Game Pro, pois no país não existia informação. Existiam até comerciais na TV e propagandas em programas televisivos, para a popularização da revista e até era referência para outras revistas e jornais do país. A revista mostrava as qualidades de todos os consoles da época, por isso ela agradava tanto as pessoas que possuíam Super Nintendo e Mega Drive ou até mais tarde quem possuía Playstation 2 e Game Cube.

FOLHEANDO CULTURA

O conteúdo da revista era tinha bastante conteúdo, os maiores lançamentos de games, os jornalistas da revista cobriram diversas feiras de games do mundo inteiro lhe oferecendo as novidades mais marcantes, a linguagem que os jornalistas usavam tornava a leitura mais agradável para o público-alvo inclusive os redatores incluíam legendas engraçadas nas imagens, os detonados continham bastante detalhes e até imagens para melhor desempenho do jogador e grandes matérias que só podiam ser vistas nas páginas da revista. A revista passou por várias mudanças, uma melhora de papel e novo formato da revista, que ficou no mesmo padrão das demais abandonando sua maior diferença, uma nova fonte também foi usada para a escrita e novas idéias apareceram para tentar retomar o brilho, que já estava apagando.

f2e22-ac3a7c3a3ogamespagina
As páginas estavam repletas de informações que você precisava!

ENCERRANDO AS ATIVIDADES

Os leitores que acompanharam a revista foram crescendo e a revista continuou tentando  não conseguia mais suprir as necessidades dos jogadores adultos, ou seja, a revista perdeu seu público e as vendas cairam vertiginosamente, também existia o problema com as concorrentes que tomavam cada vez mais o espaço e o golpe final veio com a internet, já que as informações eram mais rápidas por meio dela. a editora já não queria manter a revista e decidiu descontinuar a publicação no número 171 de janeiro de 2002, publicando até uma carta de despedida para seus leitores. De acordo com o último editorial, a revista deixaria de ser mensal e seria lançada como especiais sem periodicidade.

2e154-acao_games_comunicado_final
O comunicado de encerramento da assinatura e publicação.

A revista Ação Games virou uma verdadeira lenda nos anos 90, por ter sido uma das primeiras revistas especializada em jogos de videogames no Brasil. Era uma revista bastante conhecida, vendida em praticamente todo o território nacional, mas agora só fica nas lembranças (ou nas estantes de colecionadores) dos gamers brasileiros.

Confira logo abaixo o especial do UOL sobre a Ação Games:

2 comentários em “Especial: História da Ação Games”

  1. a Ação Games era foda, até inventarem aquela merda daquele Frango…
    se bem que, desde a mudança do projeto gráfico em 99 até esse bicho escroto, a revista andava muito boazinha com os jogos – digo, que tipo de gente daria 7,5 pra Superman 64?

  2. a Ação Games era foda, até inventarem aquela merda daquele Frango…
    se bem que, desde a mudança do projeto gráfico em 99 até esse bicho escroto, a revista andava muito boazinha com os jogos – digo, que tipo de gente daria 7,5 pra Superman 64?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.