Não, não é a Arca da Aliança com seus 10 mandamentos, apesar de ser tão antigo quanto. Isto, caros amigos são nada mais, nada menos que os jornais do Sega Club. Como? O que é o Sega Club? Bom… vou tentar explicar.
Há muitos e muitos anos atrás, embora muitos de vocês não acreditem, não existia internet. Então ficava um pouco mais difícil para as empresas passarem uma imagem de “Olha como nós somos legais!!!” sem usar ferramentas como twitter, facebook, sites em flash, etc. Então o que elas faziam? Usavam a ferramenta de comunicação mais rápida, interativa e dinâmica que existia na época para se relacionar com seus consumidores: Os Correios! E os jornaizinhos eram a forma que usavam pra mostrar o quanto eram legais e, claro, para anunciar novos produtos e fazer criancinhas ficarem chateando seus pais para comprarem. Eu era uma delas!
Mas o que foi exatamente o Sega Club? Calma, já chego lá. Para explicar o que foi o Sega Club, antes, temos que voltar um pouco mais no tempo, em uma época onde dinossauros ainda caminhavam sobre a Terra, mais precisamente no começo dos anos 90. Nessa época existia uma coisa que se chamava Master Club e um pouco depois surgiu o Mega Club.
Os sócios do Master e Mega Club eram os donos de Master System e Mega Drive respectivamente, que preenchiam um cartão formulário que era enviado para a TecToy e depois de algum tempo recebiam em casa uma carteirinha de sócio feita de papelão e jornaizinhos que serviam como catálogo de jogos.
O Sega Club surgiu da fusão do Master e do Mega Club, em meados de 1994, não sei precisar exatamente a data porque me tornei sócio apenas no início de 1996. Os sócios do Sega Club recebiam um cartão magnético (que eu nunca usei), um Manual do Sócio e recebiam o jornal que era bimestral.
O jornal continha artigos falando sobre as novidades da Sega e da TecToy, promoções em lojas e comércios que eram exclusivas para sócios, dicas de jogos das plataformas da Sega e concursos culturais valendo prêmios. Era praticamente um site impresso em papel. Também havia uma coisa muito interessante no jornal chamada InterSega.
No InterSega, os sócios trocavam os endereços de suas casas através do jornal para se corresponder por cartas. Se funcionava, aí já não sei.
Outra coisa interessante também era o MegaNet. Como? Você também não sabe o que é o Mega Net? Ok, nos primórdios da internet, quando poderosos Pentium mmx e 486s acessavam sites abarrotados com seus coloridos gif animados através de velozes modems de 28kbps, a TecToy e a Sega ofereciam um serviço de e-mail através do Mega Drive que se chamava MegaNet. Com o MegaNet era possível que usuários de Mega Drive trocassem e-mails, divulgassem pontuações e até disputassem partidas online de alguns jogos, como Mortal Kombat II por exemplo, com um pouquinho de lag.
Outro serviço muito interessante também que era disponível não só aos sócios do SegaClub, mas a todos que estivessem dispostos a pagar uma pequena taxa por minuto era o HotLine. Como já sei que você não faz ideia do que é isso vou explicar. Antigamente existia um aparelho muito estranho chamado telefone. Esse aparelho servia para que duas pessoas pudessem se comunicar à distância, hoje ele foi modificado e recebe o nome de Iphone ou smartphone. Mas o telefone original não tinha nenhuma função adicional além de fazer e receber chamadas. Bizarro né? Pois bem, a TecToy oferecia um serviço onde as pessoas ligavam para eles e um funcionário dava dicas e ajudava a passar as partes onde o sujeito estava empacado no game. Se funcionava, não sei, porque também nunca liguei para lá, mas a ideia era interessante na época. Claro que hoje isso seria totalmente inviável porque vários sites de games (como este aqui!!) é possível encontrar toneladas de dicas de praticamente qualquer jogo. Qual a vantagem de ser sócio em relação ao HotLine? Sócios tinham direito a alguns minutos grátis!
No início de 1997 o jornal mudou de nome para SegaMania. Foi realizado um concurso onde o vencedor, que infelizmente não fui eu, faturou um Sega Saturn! Será que ele ainda tem o console?
Infelizmente, como tudo tem um fim, o do SegaClub acredito que aconteceu em Dezembro de 1997, pelo menos foi quando parei de receber o jornal, que aliás já vinha sendo reduzido nas últimas edições de 16 para 8 páginas e servia apenas como um catálogo de vendas. Já não haviam mais concursos, promoções nem artigos, foi um triste fim. Pouco depois disso a TecToy pediu concordata por arcar com um prejuízo de mais de R$6 milhões e alguns anos depois a Sega viria a parar de desenvolver consoles.
Enfim, fica aqui meu humilde relato histórico sobre essa época que com certeza não voltará mais (a menos que zumbis exterminem quase toda a humanidade e acabem com o serviço de internet) e espero que sirva para os mais jovens imaginarem como o mundo era estranho antes da Orion Games. E para os da minha época (não gosto de dizer mais velhos) fica o desafio: Existe mais alguém lendo isso que também fez parte do SegaClub ou eu sou o único antigo-sócio vivo? Além do Sonic claro, mas ouvi dizer que ele não anda muito bem depois da lipo.
![]() Jornal SEGA Club nº 01 | ![]() Jornal SEGA Club nº 02 | ![]() Jornal SEGA Club nº 03 | ![]() Jornal SEGA Club nº 04 | ![]() Jornal SEGA Club nº 05 | ![]() Jornal SEGA Club nº 06 | ![]() Jornal SEGA Club nº 07 |
![]() Jornal SEGA Club nº 08 | ![]() Jornal SEGA Club nº 09 | ![]() Jornal SEGA Club nº 10 | ![]() Jornal SEGA Club nº 11 | ![]() Jornal SEGA Club nº 12 | ![]() Jornal SEGA Club nº 13 | ![]() Jornal SEGA Club nº 14 |
![]() Jornal SEGA Club nº 15 | ![]() Jornal SEGA Club nº 16 | ![]() Jornal SEGA Club nº 17 | ![]() Jornal SEGA Club nº 18 | ![]() Jornal SEGA Mania nº 19 | ![]() Jornal SEGA Mania nº 20 | ![]() Jornal SEGA Mania nº 21 |
![]() Jornal SEGA Mania nº 22 | ![]() Jornal SEGA Mania nº 23 |